© MOBILI | VALORIZAMOS ESCRITÓRIOS

CONTATO

Construir o seu escritório é um grande marco, por si só. O que guia nossas ações é poder te conquistar com a nossa sensibilidade e com alto padrão dos nossos móveis.

Edf. Empresarial Manoel Dias 
Av. Manoel Dias da Silva, 486, loja B. 

Pituba, Salvador - BA. CEP 41.830-001

(71) 3014-0141

contato@mobiliescritorios.com.br

AGENDE UMA VISITA

  • Instagram
  • Facebook
  • Ícone cinza LinkedIn
Buscar
  • Mobili

Conheça as normas obrigatórias do mobiliário corporativo



Elencamos as 3 principais normas obrigatórias do mobiliário corporativo em ambientes profissionais. Saiba quais são e aplique imediatamente em seu ambiente de trabalho.


O mobiliário corporativo possui normas obrigatórias de aplicação por ser peça fundamental quando se trata de ambiente empresarial, e está diretamente ligado à produtividade dos funcionários. Estas normas são específicas e regem o padrão de qualidade, estabelecendo critérios a fim de que a ergonomia seja garantida.


Essa questão vem sendo observada há bastante tempo e estudos vêm demonstrando a relação entre as condições do local de trabalho, a satisfação e o rendimento da equipe. Assim, novos conceitos e fórmulas surgem para adaptar da melhor maneira os equipamentos e móveis do escritório.


Mobiliário corporativo - normas obrigatórias


As normas regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e as normas brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) direcionam a composição dos ambientes físicos de trabalho. Elas estabelecem orientações a respeito de questões como níveis adequados de iluminação, ruído e temperatura, entre uma série de outros aspectos.


A NR 17 trata da ergonomia e prevê padrões ao mobiliário. No caso de funcionários que exerçam trabalho manual sentados ou em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas ou painéis devem proporcionar condições de boa postura, visualização e operação, atendendo critérios mínimos.


Em relação aos assentos, os requisitos básicos de conforto a serem atendidos são altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida; características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento; borda frontal arredondada; encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.


Quando partimos para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, com base na análise ergonômica, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.


Já a NBR 15786 especifica as características físicas, dimensionais e ergonômicas dos móveis de teleatendimento e os métodos de ensaio para determinação da estabilidade, resistência e durabilidade do mobiliário corporativo. Além disso, a NBR 9050 orienta quanto a questões de acessibilidade no escritório.


É de suma importância conhecer as regras e priorizar as normas obrigatórias do mobiliário corporativo. Por isso escolha empresas que produzam móveis em conformidade com a NBR15786.

As normas técnicas tratam da ergonomia e determinam padrões ao mobiliário

Ambiente corporativo ideal


Além de conhecer e cumprir as normas para o mobiliário corporativo, é importante saber que um ambiente de trabalho propício às atividades dos colaboradores contribuirá para melhores resultados e o sucesso de sua empresa.


O mobiliário adequado garante a manutenção da saúde do funcionário, potencializa sua produtividade, aumenta a acessibilidade e evita que espaços sejam pouco aproveitados ou de acesso difícil. Isso facilita o desenvolvimento de atividades, a relação entre os membros da equipe e o atendimento de clientes.


Lembre-se de que esse é o tipo de investimento que deve ser priorizado.



O mobiliário adequado facilita a relação entre os colaboradores da empresa

Diagnóstico


Mas você está preparado diagnosticar a estrutura física e o mobiliário do seu escritório? Fique de olho nas novas tendências, nos requisitos apresentados nas normas citadas anteriormente e nas demandas da sua equipe de trabalho.


Na Mobili, disponibilizamos um diagnóstico gratuito. Um consultor especializado faz uma avaliação do mobiliário do seu escritório e aponta o que deve ser ajustado. Agora que você já sabe o que precisa, faça as adequações necessárias e conte com a gente para isso!


Para que você possa avaliar se sua empresa está enquadrada nessas normas e também para descobrir o que o mobiliário corporativo representa no processo laboral, destacamos mais detalhes a seguir.


5 visualizações