© MOBILI | VALORIZAMOS ESCRITÓRIOS

CONTATO

Construir o seu escritório é um grande marco, por si só. O que guia nossas ações é poder te conquistar com a nossa sensibilidade e com alto padrão dos nossos móveis.

Edf. Empresarial Manoel Dias 
Av. Manoel Dias da Silva, 486, loja B. 

Pituba, Salvador - BA. CEP 41.830-001

(71) 3014-0141

contato@mobiliescritorios.com.br

AGENDE UMA VISITA

  • Instagram
  • Facebook
  • Ícone cinza LinkedIn
Buscar
  • Mobili

Dicas para o projeto de iluminação do meu escritório



A iluminação é parte importante do projeto do ambiente de trabalho, pois está diretamente ligada ao bem-estar e à produtividade dos colaboradores. Além disso, a iluminação no escritório compõe o design de interior do espaço, contribuindo para o equilíbrio e a harmonia visual.


Para elaborar um projeto adequado de iluminação no escritório é fundamental avaliar aspectos relacionados à eficiência, economia e funcionalidade. Para isso, o primeiro passo é analisar cada ambiente e levar em consideração a disponibilidade de iluminação natural, a posição dos móveis, o tipo de função que será desenvolvida no local e o estilo de decoração. Essa análise é necessária uma vez que há tipos de luz diferentes, com potência maior ou menor. Entre os aspectos a serem observados para a escolha da iluminação no escritório estão o conforto visual, a temperatura da cor e as diferentes possibilidades – iluminação direta ou indireta, lâmpadas ou luminárias etc.


Seleção das lâmpadas

Atualmente, as lâmpadas mais indicadas disponíveis no mercado são as de LED e as fluorescentes. Ambas são mais eficientes do que as incandescentes quando se trata de consumo de energia. As lâmpadas de LED – de temperatura fria – são consideradas ideais por terem durabilidade maior. Por isso, mesmo custando mais representam um melhor investimento a longo prazo.


Iluminação direta ou indireta

A iluminação indireta pode ser uma boa opção. Por atingir as superfícies e depois refletir no ambiente, causa um efeito menos agressivo e mais aconchegante. Isso ajuda a diminuir a tensão e o cansaço oculares, contribuindo para a produtividade da equipe.

A definição das luminárias determinará o tipo de luz para o ambiente. A iluminação pode ser difusa, projetada para iluminar todo o espaço, ou dirigida, que levará claridade diretamente a um ponto. A opção de alternar os dois tipos de iluminação também pode ser considerada.


O acompanhamento de profissionais de arquitetura e design é recomendado, pois um posicionamento equivocado pode levar a problemas que podem prejudicar o trabalho, como ofuscamento direto ou refletido – no caso de superfícies brilhantes ou refletores.


Luz natural

Considerar a luz natural para o projeto do escritório é fundamental. A disposição e o layout do mobiliário devem ser definidos com base na presença ou não de janelas e de contato com a luminosidade. Além de economia, a luz natural ajuda a manter a equipe mais produtiva e motivada.


Também é recomendado verificar a necessidade de cortinas ou persianas nas janelas em que a luminosidade possa interferir de maneira a comprometer as atividades dos funcionários.


Valorização do ambiente

A iluminação no escritório também é responsável por valorizar o ambiente e o mobiliário. Um projeto bem elaborado garante ao espaço maior harmonia, otimização do layout e assertividade na decoração. Um escritório bem projetado remete à eficiência e colabora para tornar o local agradável e inspirador. Um projeto de iluminação adequado ainda dá destaque ao mobiliário, agregando valor ao ambiente.

2 visualizações